Implementação de BRUVS no Arquipélago de São Pedro e São Paulo para estimativa de abundância de predadores de topo

2022, agosto

Neste ano, estações de vídeo operadas com isca remotamente (da sigla em inglês BRUVS) foram implementadas no programa de monitoramento do ASPSP, especialmente para explorar recifes mesofóticos mas também para estimar a abundância de predadores de topo, incluindo peixes pelágicos e tubarões.

Desde 2017, a pesca com espinhel foi proibida na região e, muito recentemente, os tubarões começaram a recolonizar as águas ao redor das ilhotas. BRUVs pelágicos com sacos de sardinha fedorenta são usados ​​para atrair e estimar a abundância de tubarões dentro e ao redor do arquipélago. Os tubarões mais abundantes detectados são o tubarão-seda (Carcharhinus falciformis), com poucas vistas do tubarão de Galápagos (C. galapagensis). Este último foi considerado localmente extinto devido a mais de 40 anos de atividade de espinhel (Luiz & Edwards, 2011). No passado, os tubarões eram um componente comum de muitos ambientes marinhos, mas perdemos a linha de base de tê-los como principais predadores nas cadeias alimentares dos recifes em todo o mundo. Relatos antigos do ASPSP afirmavam que as águas ao redor eram totalmente povoadas por tubarões, o que tornava quase impossível pescar com anzol e linha. A proibição do espinhel foi uma iniciativa de conservação bem-sucedida em direção ao prístino e, a longo prazo, será possível entender as mudanças da comunidade na cadeia alimentar local, à medida que os tubarões se tornaram novamente os maiores predadores de topo.

1. Pôr-do-sol no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. 2. BRUVS utilizados para estimar a abundância de predadores de topo, incluindo peixes pelágicos e tubarões. 3 e 4. Indivíduos de Carcharhinus falciformis detectados durante amostragem com BRUVS.
<< Mais Notícias
TOP